A Importância dos Sacrifícios
A persistência é fundamental para o sucesso, pois faz as pequenas ações, com o tempo, se transformarem em grandes resultados.
Gosto de um exemplo de James Clear, que, no livro “Hábitos Atômicos”, afirmou:
Pense no efeito de mudar a rota de um avião, em apenas alguns graus. Uma mudança tão pequena é imperceptível no início; mas, numa viagem de muitos quilômetros, você poderá chegar a um destino muito distante daquele que chegaria, sem a mudança imperceptível. Esse é o efeito da persistência: os pequenos graus de ajuste no curso da vida, imperceptíveis no início, são notáveis no fim.
Tudo bem, mas como fazer esse ajuste?
A persistência é a capacidade de manter os compromissos com nossos objetivos maiores, apesar do cansaço, do tédio e de outras atividades mais interessantes que haverão de surgir pelo caminho.
Identificou-se?
É aqui que está a importância do sacrifício.
A persistência exige sacrifícios.
Por quê?
Porque sacrificar é como negociar com o futuro. Na prática, ao fazer um sacrifício, você troca algo mais fácil por algo mais difícil. É uma privação voluntária, a evitar um benefício imediato, em troca de um benefício futuro. Sacrificar é adiar uma gratificação.
Qual é o objetivo disso?
Melhorar com o tempo, à medida que fizer privações. Não entendeu?
As grandes conquistas exigem sacrifícios, porque muitas coisas na vida exigem dedicação, paciência, tempo, perseverança.
Você precisará de muita coragem, para sair da zona de conforto e confiar num futuro melhor.
A Felicidade muitas vezes exige sacrifícios.
Muitas vezes, não é mais fácil aceitar as coisas como são, ao invés de ter a coragem para mudar a vida?
Aliás, já dizia o psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi que você nunca terá controle sobre suas experiências, enquanto não aprender a abdicar da segurança de suas rotinas protetoras.
Pense.
Os bem-sucedidos sacrificam.