Aprender a Repensar é Aprender a Ser Sábio
“Os homens nascem macios e elásticos; mortos, eles são rígidos e duros. As plantas nascem tenras e flexíveis; mortas, são secas e frágeis. Assim, quem for rígido e inflexível, é um discípulo da morte. Quem for gentil e flexível, é um discípulo da vida. O duro e rígido será quebrado. O suave e flexível irá prevalecer.”
A identidade é o ser que se repete. Talvez, por isso, os hábitos sejam tão importantes na construção da personalidade.
Com o tempo, formamos uma crença em que somos ou acreditamos ser.
Quem é você?
Assumir uma identidade é algo que se relaciona com crença em quem é. Acredite nela, e seu comportamento alinha-se a ela.
Aprenda, no entanto, a valorizar os aspectos mais importantes de sua identidade, pois os seus comportamentos não não são nem devem ser imutáveis.
O crescimento pessoal depende da revisão contínua de nossa identidade.
É difícil? Muitas vezes, sim. Repensar uma crença pode parecer como perder uma parte de nós. Contudo, aprender a repensar é aprender a viver com sabedoria.
Sabedoria é identificar a hora de abandonar algumas das crenças que nos são muito preciosas, como algumas das partes que mais valorizamos em nossa identidade.
Não confunda suas crenças com o que você realmente é. Você não é somente o ser que se repete; é também o ser que se transforma.
A identidade eficaz é a identidade flexível. Aquilo que é rígido é frágil.
Pense nisso!