O Poder das Palavras: Como Usar Identidades para Aumentar sua Influência e Causar Impacto

Esses dias, deparei-me com um artigo interessante na Harvard Business Review, escrito por Jonah Berger, chamado "3 Técnicas Retóricas para Aumentar seu Impacto". E – acredite! –, você vai querer saber mais sobre isso!

Sabia que uma simples mudança na forma como falamos pode aumentar nossa influência? Pois é! Em vez de pedir para alguém "ajudar" ou "votar", que tal convidá-lo a ser um "ajudante" ou um "eleitor"?

Isso acontece, porque, ao transformar ações em identidades, as pessoas sentem-se mais propensas a agir, já que isso se torna uma oportunidade de afirmar uma identidade desejada.

Rapidinho, captei o poder dessa ideia. Acho que a "identidade desejada" tem tudo a ver com nossa realização pessoal; é buscar aquilo que dá sentido à nossa vida. Daí já dá para entender o poder das palavras, não é? Mas, voltando ao texto...

Essa estratégia também funciona com comportamentos indesejados. Em vez de pedir para alguém não "trapacear", peça para que não seja um "trapaceiro". Ninguém quer ser rotulado como trapaceiro, certo? Viu só a força disso?

Ao descrever alguém como parte de uma categoria – tipo "um corredor" –, em vez de "alguém que gosta de correr", aumenta-se a percepção de pertencimento e permanência. E isso pode ser usado em várias situações, seja para persuadir alguém a realizar uma tarefa , seja para impressionar em um currículo.

De acordo com o autor, essas descobertas vêm da nova ciência da linguagem, que usa tecnologias de processamento de linguagem natural e aprendizado de máquina para analisar o poder das palavras.

Então, na próxima vez que quiser influenciar alguém, lembre-se dessa estratégia simples, mas poderosa. Seja um "influenciador" da linguagem e veja a diferença acontecer!

Anterior
Anterior

O Poder das Bibliotecas Não-Lidas

Próximo
Próximo

Canal no YouTube