A Conexão entre Mente e Corpo
É muito importante aprender a estar em sintonia com próprio corpo. Isso o ajuda a pensar melhor, e pensar melhor o ajuda a tomar decisões melhores.
Mente e corpo estão intimamente conectados, você já ouviu isso milhares de vezes. Mas talvez não tenha entendido que sentir melhor o corpo e, sobretudo, perceber o que o corpo faz pode transformar seus sentimentos, percepções e pensamentos.
O nome disso é interocepção, a capacidade de sentir que estamos vivos, de sentir a vida pulsando em nós.
Annie Murphy Paul, em sua obra notável The Extended Mind, elucidada que, diante de agitação, temor ou emoções intensas, é vital aprender a "escutar" o corpo e discernir seu estado. Nomeie o que está sentindo.
Qual a relevância disso?
Existem fortes evidências científicas de que a mera ação de perceber e nomear as emoções gera um efeito tranquilizador, ao atenuar a atividade na amígdala, o núcleo cerebral encarregado de processar o medo e outras emoções intensas.
Dica: seja o mais prolífico possível. Quanto maior o número de termos usados para indicar os sentimentos, provavelmente maior será a redução da excitação fisiológica.
Outra dica é ser o mais preciso e específico possível ao descrever sentimentos. Distinguir com precisão entre as sensações está associado a tomar decisões mais sólidas, agir de forma menos impulsiva e planejar com mais sucesso.
Portanto, aprenda a ouvir o seu corpo.