A Técnica Simples para Gerenciar Tarefas Pendentes e Melhorar a Concentração
Sabe quando a mente fica atulhada de pendências, e essas tarefas parecem sussurrar incessantemente, lembrando-o de que necessitam ser resolvidas?
Você tem um trabalho importante a realizar, porém as tarefas pendentes roubam sua concentração, impactando negativamente a qualidade da sua atenção. E sabemos que a atenção é fundamental, pois está intrinsecamente relacionada à qualidade da experiência vivida.
Quando sua mente se agarra aos problemas não resolvidos, você está sob o efeito Zeigarnik.
O quê?
O nome é uma homenagem ao estudo realizado pela psicóloga Bluma Zeigarnik e refere-se à tendência de tarefas incompletas dominarem nossa atenção.
Um relatório inacabado, uma decisão importante pendente, um e-mail aguardando resposta, aquele telefonema a ser feito... Soam-lhe familiar?
Existe aí um circuito aberto que nosso cérebro anseia por fechar.
Este comportamento cerebral tem seus prós e contras. O lado positivo é que ele nos impulsiona na busca por soluções. O lado negativo é a dificuldade em focar no que é necessário.
Vamos ao lado negativo.
Qual a solução? Como desalojar esses problemas da comissão de frente da nossa mente?
A resposta é simples, mas efetiva: escreva-os.
Ao elaborar um plano sobre como concluirá a tarefa mais tarde, você pode atenuar significativamente o impacto do efeito.
Mas aqui está o segredo: não é necessário elaborar um plano no momento em que anota cada tarefa; basta adotar o hábito de registrar a pendência em um bloco de notas, uma agenda, ou um aplicativo do celular — em um lugar seguro. Ao fazer isso, você literalmente remove a pendência da sua mente.
Além disso, ao registrar nossos problemas por escrito, conseguimos esclarecê-los melhor, processá-los e, claro, lembrar deles.
Num segundo momento, ao revisitar suas anotações, aí sim, você poderá detalhar o que necessitará ser feito.
A ideia, portanto, é a seguinte: não precisamos concluir tarefas para convencer nosso cérebro a parar de pensar nelas; apenas precisamos registrá-las de uma forma que nos assegure de que serão resolvidas.